Sou aluna do Curso Tecnológico de Desporto na Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima em Aveiro.

A criação deste blog tem como principal objectivo o desenvolvimento de um espaço curricular onde vou procurar incluir um conjunto de matérias dadas nas aulas, projectos, viagens, trabalhos realizados e assuntos ligados aos conteúdos programáticos das disciplinas de Organização Desenvolvimento Desportivo (ODD) e Práticas Desportivas e Recreativas (PDR) dadas pelo nosso Prof. Francisco Teixeira Homem.

Nesta perspectiva este blog é portanto também um espaço de colaboração a todos aqueles que queiram dar algumas indicações e apontamentos que possa de alguma forma, enriquecer os assuntos aqui tratados.



Bem-vindos, Mariana Oliveira.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Características da animação desportiva


A animação para ser desportiva deve integrar os valores lúdicos contidos nos jogos desportivos. Lima (1994) refere-se a três campos onde a animação desportiva se deve apoiar:
- as características do lazer que, embora não criem condições necessárias para que a função animação exista, incentivem e implementam-na de forma significativa;
- os valores lúdicos que intervêm no processo da animação ao introduzirem o hedonismo (tendência para agir de maneira a evitar o que é desagradável e a atingir o que é agradável) e a regra, viabilizando e dinamizando a recreação na perspectiva pedagógica;
- a inserção e utilização da motricidade humana na animação, por meio de matérias desportivas operacionais, que determinam o campo de animação desportiva pelas Ciências da Educação Física e do Desporto. 


Animação Desportiva


- Em que consiste?
Actualmente, a animação desportiva incide no bem-estar físico, mental e social e na criatividade, na diversão e no prazer de participar.
Tem como objectivo promover a participação social e a extensão da actividade física como hábito de saúde, de formação e de diversão.
Consiste num método capaz de transformar uma situação normal numa situação agradável e lúdica, que fomenta a criatividade e o prazer pela participação.

- Como surgiu?
Emergiu com o objectivo de descontrair e de superar as dificuldade criadas pelos problemas quotidianos, através de actividades praticadas de acordo com  os princípios inerentes à inovação e à recreação.
 
- Qual a sua prioridade?
A prioridade não é proporcionar ou aperfeiçoar técnicas de modalidades específicas, mas sim promover um contacto de prática de actividade destinadas a gerar no maior número de pessoas participações desportivas.

A ocupação dos tempos de lazer na prática das Actividades físicas Desportivas


Entende-se por lazer qualquer actividade que proporcione ao Homem um estado de satisfação de prazer e que simultaneamente seja capaz de desenvolver nele a alegria de viver e de realização pessoal.
è  Funções do lazer:
- Descanso- eliminar a fadiga acumulada do quotidiano;
- Divertimento- combater a rotina do dia- a- dia;
- Desenvolvimento- educar, desenvolver, formar;

Motivos para a prática de actividade física


Tipos de motivação:
Intrínseca- tem a ver com a própria prática e com os sentimentos que ela provoca nos sujeitos- motivos internos ao sujeito- o prazer, a alegria da realização, satisfação da aprendizagem, etc. Colabora no desenvolvimento de outros tipos de necessidades, tais como a competência e a autonomia humana, Normalmente é duradoura e persistente.
Extrínseca- tem a ver com as recompensas que a prática pode proporcionar.
Intermédia- representa uma área intermédia entre o desejo interior e a afirmação exterior.
A motivação incide sobre 3 questões fundamentais:
- Saber o que leva um sujeito a iniciar determinada actividade;
- Conhecer a razão porque se focaliza em determinado objectivo;
- Conhecer o motivo o que leva a persistir na realização desse objectivo.

O significado de actividade

Actividade: Faculdade de exercer uma acção; força; prontidão; dinamismo; qualidade do que é activo; conjunto de actos ligados ordenadamente para a realização de determinado fim.
Actividade Física: representa qualquer acção muscular que produza movimentos aos quais está associado um dispêndio calórico.
Actividade Desportiva: Prática de uma determinada modalidade desportiva ou lúdico- desportiva, direcção ou quaisquer outras funções, ligadas ao movimento desportivo.

Regras e procedimentos na realização das actividades físicas desportivas


Os aspectos organizativos de uma competição desportiva devem ter em conta os seguintes factores, entre outros:
- Enquadramento adequado tanto no âmbito das instalações desportivas;
- Equipa de arbitragem;
- Balneários em boas condições higiénicas e em número e tamanho adequado aos utentes;
- Atletas protegidos do público;
- Policiamento/ condições de segurança para todos os intervenientes;
- Especialização de funções dos elementos da organização, de forma que sejam capazes de responder rápida e eficazmente a qualquer tipo de solicitação inerente à competição.
- Presença de técnicas de saúde e de ambulância;
- Ritmo da competição.