Sou aluna do Curso Tecnológico de Desporto na Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima em Aveiro.

A criação deste blog tem como principal objectivo o desenvolvimento de um espaço curricular onde vou procurar incluir um conjunto de matérias dadas nas aulas, projectos, viagens, trabalhos realizados e assuntos ligados aos conteúdos programáticos das disciplinas de Organização Desenvolvimento Desportivo (ODD) e Práticas Desportivas e Recreativas (PDR) dadas pelo nosso Prof. Francisco Teixeira Homem.

Nesta perspectiva este blog é portanto também um espaço de colaboração a todos aqueles que queiram dar algumas indicações e apontamentos que possa de alguma forma, enriquecer os assuntos aqui tratados.



Bem-vindos, Mariana Oliveira.

terça-feira, 29 de março de 2011

A avaliação. Os intrumentos de acompanhamento e controlo do projecto. O Relatório: os aspectos qualitativos e quantitativos

Os planeadores do projecto não têm de definir quais os modelos de avaliação que mais se adaptam ao seu projecto; no entanto, devem equacionar três factores; decidir que tipo de avaliação deve ser usado; questionar sob que aspecto é viável a avaliação; reservar, no orçamento previsto para o projecto, uma verba a ser destinada no processo da avaliação.
Na avaliação de qualquer projecto, há cinco aspectos fundamentais que têm que ser considerados:
·         O objecto da avaliação;
·         O design da avaliação;
·         Os instrumentos a serem utilizados;
·         Os critérios de apreciação;
·         A comunicação dos resultados.

O objecto da avaliação – o objecto da avaliação é o projecto que se pretende avaliar e não os objectivos do mesmo; no entanto, a avaliação terá de os considerar. O avaliador tem de se informar sobre todo o trabalho que fundamentou o projecto.
O design da avaliação – o avaliador, após o levantamento de todas as informações necessárias feitas na fase anterior, deve planear o seu trabalho. O design da avaliação não é mais do que o planear, do que o decidir como se irá desenvolver a avaliação, pois existem vários caminhos, vários modelos possíveis de serem propostos para este tipo de trabalho.
Os instrumentos a serem utilizados – as entrevistas; os questionários e a observação directa.
Os critérios de apreciação – para avaliar, é necessário a existência de um padrão que permita fazer comparações. Só se pode afirmar que um projecto teve êxito se se souber, previamente o que é ter êxito. Os dados que se recolheram têm de ser interpretados e os resultados obtidos só terão valor se forem perceptíveis.
A comunicação dos resultados – a avaliação do projecto deve ser comunicada a todos os que nela têm interesse, pois assim ela cumprirá o seu objectivo.
Normalmente, a forma mais utilizada para comunicar os resultados da avaliação é a escrita, através de um relatório. No entanto, também se pode transmitir verbalmente, sobretudo quando se trata da avaliação formativa.

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