Sou aluna do Curso Tecnológico de Desporto na Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima em Aveiro.

A criação deste blog tem como principal objectivo o desenvolvimento de um espaço curricular onde vou procurar incluir um conjunto de matérias dadas nas aulas, projectos, viagens, trabalhos realizados e assuntos ligados aos conteúdos programáticos das disciplinas de Organização Desenvolvimento Desportivo (ODD) e Práticas Desportivas e Recreativas (PDR) dadas pelo nosso Prof. Francisco Teixeira Homem.

Nesta perspectiva este blog é portanto também um espaço de colaboração a todos aqueles que queiram dar algumas indicações e apontamentos que possa de alguma forma, enriquecer os assuntos aqui tratados.



Bem-vindos, Mariana Oliveira.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

A variedade e diversidade de modos de classificação e tipificação das instalações e dos equipamentos


A classificação das instalações e dos equipamentos aqui mencionada é utilizada no Atlas Desportivo Nacional- Carta das Instalações Artificiais. Como tal, neste mesmo bloco, encontrarás um tema sobre o Atlas Desportivo Nacional onde esta classificação foi objecto de maior desenvolvimento.
As instalações desportivas podem ser classificadas segundo quatro variáveis:

Tipo;
Sector;
Cobertura;
Modalidade.

Tipo

As instalações desportivas no que respeita ao tipo, estão subdivididas em seis tipos diferentes:

Grandes jogos;
Pequenos jogos;
Salas de desporto;
Pistas de atletismo;
Piscinas;
Especiais ( são todas as instalações desportivas que nao perterncem aos tipos anteriores, como por exemplo, aeródromos, autodrómos, kartódromos, pistas de canoagem, campos de golfe, pistas de ciclismo, carreira de tiro, campos de tiro com arco, hipódromo, circuitos de manutenção, etc.).

Sector

No sector, as instalações desportivas estão divididas consoante as dimensões desportivas, ou seja, tendo em conta dois grandes sectores do desporto: o federado e o de recreação/formação. Assim:

Federado- fazem parte todas as instalações onde se podem efectuar competições de carácter oficial- formal.
Recreação/formação- fazem parte todas as instalações desportivas onde não se podem efectuar as competições de carácter oficial- informal.


Cobertura

Este tipo de classificação tem em conta se as instalações desportivas são cobertas ou descobertas. Assim:

Descobertas: são todas as instalações desportivas que não têm cobertura, ou seja, as instalações que pertencem ao tipo dos grandes jogos, pequenos jogos, pistas de atletismo e piscinas descobertas.
Cobertas: sõ todas as instalações desportivas que têm cobertura, ou seja, as instalações que pertencem ao tipo das salas de desporto e piscinas cobertas.


Modalidade

Este tipo de classificação tem em conta o levantamento feito das modalidades praticadas nos diferentes tipos de instalações desportivas.
A lei de Bases do Sistema Desportivo também define e classifica as instalações desportivas de uso público como:

recreativas e formativas;
Especializadas ou monodisciplinares;
Especiais para o espectáculo desportivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário