Sou aluna do Curso Tecnológico de Desporto na Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima em Aveiro.

A criação deste blog tem como principal objectivo o desenvolvimento de um espaço curricular onde vou procurar incluir um conjunto de matérias dadas nas aulas, projectos, viagens, trabalhos realizados e assuntos ligados aos conteúdos programáticos das disciplinas de Organização Desenvolvimento Desportivo (ODD) e Práticas Desportivas e Recreativas (PDR) dadas pelo nosso Prof. Francisco Teixeira Homem.

Nesta perspectiva este blog é portanto também um espaço de colaboração a todos aqueles que queiram dar algumas indicações e apontamentos que possa de alguma forma, enriquecer os assuntos aqui tratados.



Bem-vindos, Mariana Oliveira.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Dimensão Cultural Da Actividade Física



O DIREITO DE TODOS À EDUCAÇÃO FÍSICA

A prática da Educação Física e do Desporto é um direito fundamental de todos e o exercício deste direito:



- é indespensável à expansão da personalidade das pessoas;


- fornece meios para desenvolver nos praticantes aptidões físicas e desportivas nos sistemas educativos e na vida social;


- possibilita adequações às tradições desportivas dos países, aprimoramento das condições físicas das pessoas e pode ainda levá-las a alcançar níveis de perfomance correspondentes aos talentos pessoais;


- deve ser oferecido, através de condições particulares adaptadas às necessidades específicas, aos jovens, até mesmo às crianças de idade pré-escolar, às pessoas idosas e aos deficientes, permitindo o desenvolvimento integral de suas personalidades.



A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA


O Concelho Internacional de Ciência do Desporto e Educação Física veio reforçar a importância da Educação Física como um processo ao longo da vida e particularmente para todos os jovens, reiterando que um Educação Física de qualidade:


- é o meio eficaz de promover nos jovens, seja qual for a capacidade/incapacidade, o sexo, a idade, a cultura, a raça, a etnia, a religião ou o nível social, habilidades, atitudes, valores e conhecimentos, que lhes permitam participar em actividades físicas e desportivas ao longo da vida;


- ajuda os jovens a chegarem a uma integração segura e a um adequado desenvolvimento da mente, corpo e equilíbrio;


- é a única alternativa escolar cujo foco principal é sobre o corpo, actividade física, desenvolvimento físico e saúde;


- ajuda os jovens a desenvolverem padrões de interesse em actividade física, os quais são essenciais para o desejável e cosntroem os fundamentos para um estilo de vida saudável na idade adulta;


- ajuda os jovens a desenvolverem o respeito pelo seu corpo e o dos outros;


- desenvolve nos jovens o entendimento do papel da actividade física promovendo a saúde;


- contribui para a confiança e a auto-estima dos jovens;


- realça o desenvolvimento social, preparando os jovens para enfrentarem competições, vencendo e perdendo, cooperando e colaborando.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Princípios Fundamentais Do treino Das Capacidades Motoras


O nosso Organismo reage, adaptando-se, quando é "agredido" por estímulos externos. A esses estímulos ou conjunto de exercícios que um praticante executa chamamos de carga.


Não há dúvida de que as mudanças produzidas pelo exercício expressam uma adaptação, proporcionando condições para o desenvolvimento de actividades físicas posteriores. A adaptação é uma capacidade extraordinária de qualquer ser vivo para mudar (melhorar ou piorar), moldando-se às exigências do mundo exterior.


O processo de adaptação do organismo à carga passa por várias fases até à aquisição de um nível superior de capacidade.